Oficinas

I - Oficina "Como Contar e Encantar Com Histórias"

Resumo: A oficina visa motivar os participantes à descoberta de prováveis formas e estilos de se contar histórias. Durante as atividades práticas, os participantes terão oportunidade de descobrirem o seu “eu” contador de histórias de forma lúdica e descontraída. Será apresentado sugestões para explorar os contos, para utilizar os recursos externos e também,  para vivenciar estilos de se contar histórias. 
Um das metas principais da oficina é desenvolver o potencial dos participantes, propondo atividades de expressões corporais e vocais, conduzindo-os por meio da ludicidade à adquirirem as capacidades de um educador/comunicador mais consciente e criativo, ou seja, o contador de histórias.
O resultado deste encontro será uma roda de histórias entre os participantes.


Público - Alvo: Adulto
Carga Horária:08 horas/aula






II Oficina "A Arte de Contar Histórias"

Resumo:  O que é a Arte de Contar Histórias? Por que contar histórias? Qual o papel do narrador oral, numa sociedade cada vez mais urbana e tecnológica? Como pode a narração oral cênica contribuir no processo educacional e artístico? Quais os procedimentos para se tornar um educador contador de histórias? Como escolher as histórias? São questionamentos que apresentaremos no decorrer da oficina e que junto aos participantes, iremos investigar na teoria e na prática as várias possibilidades de respostas. Compartilhando e agregando valores à oficina pode-se vislumbrar um resultado satisfatório e duradouro, no ponto de vista da continuidade dos trabalhos realizados.

Público - Alvo: Adulto
Carga Horária: 4 horas/aula




III - Oficina "A Arte de Criar Histórias com Papel"

Resumo:oficina, “A Arte de Criar Histórias com Papel”, está estruturada no eixo do princípio lúdico. A expressão criativa é inerente ao ser humano, dessa forma estaremos propiciando o diálogo entre o pensar e o agir, com base na expressão do sentir por meio da Arte de Contar Histórias. Uma das metas principais desta oficina é aprimorar a capacidade expressiva e criativa dos participantes. A proposta é, transpor as histórias escolhidas pelos participantes para materiais confeccionados com papel, verificando as possibilidades de se trabalhar outras linguagens artísticas para se contar uma história, como por exemplo: o teatro dos bonecos de papel, o teatro de sombras ou o painel de histórias. O resultado desse processo será vivenciar na prática as possibilidades de utilização destes materiais para auxiliar no momento de se narrar uma história.

Público - Alvo: Adulto
Carga Horária: 08 horas/aula






IV - Oficina "Sensibilização Musical na Educação Infantil: Cantando e Contando Histórias"

Resumo: A oficina tem por finalidade apresentar e refletir sobre conteúdos e procedimentos didáticos que venham a ser utilizados na educação infantil; preparar os educadores para atuar nas aulas com as crianças, estimulando-as para a sensibilização musical e sonora através de atividades lúdicas utilizando instrumentos sonoros artesanais, a voz e até mesmo o próprio corpo. Cantigas de acalanto, danças circulares, histórias cantadas, parlendas e ritmos interessantes para promover a imersão sensorial das crianças serão algumas das atividades propostas. Cada participante terá oportunidade de confeccionar três instrumentos sonoros e desenvolver na prática o seu uso. Todas estas atividades propostas abrirão espaço para frutificar ideias e trocas de experiência entre os participantes.


Público - Alvo: Adulto
Carga Horária: 08 horas/aula