IX Seminário de Cultura de Alta Floresta - 31/03/2012


O Seminário de Cultura de Alta Floresta vem sendo realizado pelo Teatro Experimental de Alta Floresta desde 2004, ininterruptamente, num compromisso de entender como nossa região foi culturalmente formada e quais as nossas perspectivas, nos mais diferentes ângulos do setor da arte e cultura. Depois de discutir as relações entre a cultura e a sociedade e entre cultura e memória social, temas dos VII e VIII Seminário, respectivamente, o tema escolhido para a nona edição é ‘Cultura e Identidade’ e suas relações serão discutidas de forma a explicitar alguns conceitos na atualidade sobre o tema por meio de mesas redondas, palestras e debates. Ainda, temas correlatos como Contação de Histórias, arte e ambiente, território e cultura, além de apresentação do espetáculo de contação de histórias ‘Histórias, birutas e batutas’ de Alice Oliveira da cidade de Cuiabá/MT fecham a programação deste ano.

O objetivo é compreender como a região é culturalmente formada. No contexto de colonização iniciado, sobretudo a partir da década de 1970, pessoas de diversas regiões do Brasil migraram para a região que hoje denominamos Território Portal da Amazônia. Além disso, influências da mídia e de todo o sistema econômico em fase inicial da globalização ampliou as interações e as imposições de um modo determinado de vida.

Para compreender essas questões torna-se necessário discutir com pesquisadores, artistas, professores e as mais diversas categorias que também estão preocupados em entender as questões levantadas. A partir das discussões feitas durante todo o seminário será elaborada a Carta do IX Seminário de Cultura que versará sobre as relações entre Cultura e Identidade e que será disponibilizada para download através do site do Teatro Experimental.

O IX Seminário de Cultura de Alta Floresta é promovido pelo Teatro Experimental de Alta Floresta e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e da Prefeitura Municipal de Alta Floresta, através das Secretarias de Cultura e Juventude e de Educação. Também apoia a iniciativa o Museu de História Natural de Alta Floresta.

Fonte (www.mt.gov.br)