Oficina "A Arte de Contar Histórias", ministrada no SESI - SINOP / MT , para Professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) - 26/03/2011.






Mas uma vez é com muita alegria que arrumei as malas e viajei direto para uma cidade distante e muito encantadora chamada SINOP. O objetivo é levar alegria, compartilhar muitas histórias e realizar reflexões sobre a importância e os significados da Arte de Contar Histórias, desde os tempos mais remotos e também nos dias atuais, aproximando esta arte na perspectiva educacional e social. Todos esses encontros entre rodas de histórias e apresentações são momentos mágicos e cheios de surpresas, percebo que a essência da arte de contar histórias permanece pulsando na memória de cada ser humano, que ao encontrar um ambiente propício a narrativa, naturalmente as histórias começam a surgir e se manifestam através da voz, da expressão corporal, dos desenhos, sons e objetos.
Para Estés (2005, p.12), "Quando as pessoas ouvem contos, não estão propriamente 'ouvindo', mas lembrando; lembrando ideais inatos. Quando o corpo ouve contos, algo ecoa em seu interior".
Percebe-se que um dos pontos importantes para se trabalhar as histórias em sala de aula, nesse caso específico direcionados aos professores da EJA, é a valorização das histórias como parte da formação da identidade cultural.
Com toda honra e satisfação, só tenho a agradecer ao SESI pela oportunidade desse encontro maravilhoso, com professores dedicados com a profissão, também a toda a equipe educacional que gentilmente recebeu-me e especialmente a Ana Cirlene e ao Sr. Joel, ótima e alegre companhia de trabalho.
Abraços a todos(as) e desejo que muitas e muitas histórias possam alegrar e fazer parte do dia a dia da vida de todos vocês.