Espetáculo "Histórias Birutas e Batutas" - "Mostra Leitura e Literatura"- SESC/MT - Projeto "Contos do Mato" - Cuiabá





Mas uma vez...muitas Histórias Birutas e Batutas inundam a cidade e a alma dos ouvintes...que insaciavelmente retornam ao teatro para ouvir e reviver as emoções de um mundo imaginário que trago na mala, graças ao "Projeto Contos do Mato". As crianças e adultos começam a chegar, eufóricos e curiosos adentram ao SESC Arsenal, contemplando seu belo jardim e a maravilhosa exposição literária. Já ouço as vozes...hora de concentrar para mais um inesquecível momento de alegria.
Momentos surpreendentes, de muitos risos, interações e autógrafos, tudo sob o olhar das câmeras e filmadoras da imprensa local. Sucesso nos dois dias de apresentações.
No terceiro dia, a oficina "Como Contar e Encantar com Histórias", mas uma vez, ultrapassou o limite de participantes. Uma hora antes já havia pessoas na fila de espera por uma vaga, foi nesse momento que pensei: "O que está acontecendo? Porque as pessoas estão tão encantadas por essa arte?", logo os meus pensamentos se apoiaram em fatos relatados por pesquisadores que, confirmam e defendem a importância da presença de um contador de histórias na sociedade e os benefícios que uma boa história pode contribuir nos dias atuais.
Por esse e outros motivos, estou ciente da minha responsabilidade enquanto profissional e formadora de opinião sobre a Arte de Contar Histórias.
Afirmo que este projeto tem proporcionado momentos importantes, de troca de conhecimento, amizade e de satisfação de um trabalho realizado. Projetos iguais a este são motivadores para o aprimoramento e reafirmação cada vez maior da arte de contar histórias.
Para você leitor, deixo um presente.
"Poesia do Contador" - (Marianinha)
Trago o mundo na memória
Conto o conto
A história
O fato
E o boato
Sou Contadora
Contadora de Histórias
Vivendo aventuras
Viajo na Fantasia
Nas terras do faz de conta
Encontro fadas
Reis e rainhas
Formo,
Informo
Conto lendas
Falo da natureza
Na roda de contador
Transformo a vida
Em sonho e beleza.